O Hotel Fasano Las Piedras é um empreendimento construído em Punta del Este, Uruguay. Combina casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades – spa, centro equestre, campos de polo e 3km de praia no riverside do Arroyo Maldonado -, numa ampla área de 480 hectares, dominada por uma paisagem dramática e deslumbrante: árida, rochosa e de vegetação esparsa e rasteira.
O cenário inspirou o antigo proprietário a erguer, com as pedras do próprio local, a sua casa e um anexo.
Ao chegar lá para uma primeira visita de reconhecimento do terreno, não tivemos dúvida de que essas construções – rústicas e artesanais – deveriam ser preservadas.
O estudo detalhado do programa/client brief levou à opção por uma implantação pulverizada das unidades que compõem o complexo, concebidas e distribuídas como módulos isolados, “pousados naturalmente” sobre o terreno, como as próprias pedras – uma solução que visa evitar a construção de grandes prédios ou volumes que interfiram demais na paisagem. Levou ainda à decisão de instalar na antiga casa a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras, e no anexo – antes ‘private quarters’ do proprietário – o Restaurante Fasano.
As demais estruturas – 20 bangalôs ( 80 e 120m² ), spa, piscina e bar, lounge para festas – foram construídas no mesmo conceito, distribuídas e ‘pousadas’ pela propriedade, como as próprias pedras locais.
Restaurante Las Piedras
A antiga residência do proprietário anterior foi completamente remodelada e expandida, de forma a abrigar a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras – onde são servidos aos hóspedes o café da manhã e o almoço. O restaurante ocupa completamente uma das alas do prédio em forma de U, com mesas tanto no salão, como na varanda – esta última aberta para um pequeno pátio.
Restaurante Fasano
Foram pouquíssimas as intervenções feitas no anexo, erigido no ponto mais alto da propriedade, com vistas privilegiadas do entorno: na área interna, paredes, piso, portas, janelas e forro de madeira foram mantidos; na área externa, um novo deck de madeira, rebaixado, foi anexado ao existente. Interligado ao anexo foi construído um volume inteiramente novo, para abrigar a cozinha e as dependências de apoio: de concreto aparente e ligeiramente mais baixo que a construção de pedra, mantém uma relação respeitosa com esta e não destoa absolutamente na paisagem rochosa.
Piscina e bar
A piscina foi instalada na parte mais alta do terreno, com vista privilegiada da paisagem ao redor, tendo ainda a vantagem de estar em uma depressão natural entre as pedras. Ao lado dela foi colocado um container de aço corten para abrigar os vestiários, o bar e o lounge que atende os hóspedes na piscina.
Spa
O spa consiste de um volume térreo, retangular, em concreto aparente. Todas as salas (de tratamento,sauna seca e úmida, piscina e relaxamento e suíte privativa), alocadas no perímetro da construção, deixam ao centro um espaço para um pequeno jardim descoberto, em torno do qual se organiza a circulação. A escolha dos materiais e a luz filtrada que entra através das aberturas nas paredes de concreto e dos domos contribuem para um clima de serenidade em todos os ambientes.